A Campanha Setembro Dourado, realizada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, com participação das afiliadas potiguares Casa Durval Paiva e Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC, além dos hospitais de referência Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e Varela Santiago, promove na próxima quinta, 29/09, a revoada das pipas douradas no estádio Frasqueirão (ABC), às 15h. As crianças e adolescentes assistidos pelas instituições já confeccionaram e registraram nas pipas seus sonhos e anseios dourados, que desejam fazer voar o mais alto possível.
O presidente da CONIACC e da Casa Durval Paiva, Rilder Campos, ressalta o alcance da campanha na propagação dos principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. “Este ano estamos conseguindo fazer com que a informação chegue a um número ainda maior de pessoas. Precisamos mudar a realidade do câncer infantojuvenil, virar multiplicadores, fazer com que a sociedade se mobilize em torno do diagnóstico precoce, para que as nossas crianças e adolescentes se tornem adultos curados e sem sequelas”, destaca.
O ABC apóia essa causa, e no passeio terapia os pacientes também terão a oportunidade de conhecer as dependências do Estádio Frasqueirão, casa do Mais Querido e palco de grandes clássicos do esporte potiguar.
Setembro Dourado
Saiba quais são os tipos mais comuns de câncer infantojuvenil e como detectá-los:
RETINOBLASTOMA
O Retinoblastoma compreendendo de 2 a 4 % dos tumores malignos em crianças. Os sinais e sintomas dependem de seu tamanho e da sua localização. O sinal mais comum é a leucocoria (semelhante ao “reflexo branco” ou “reflexo do olho de gato”). O problema pode ser detectado desde os primeiros dias de vida, através do Teste do Olhinho, um exame que pode ser realizado ainda na maternidade para observar o reflexo da pupila da criança.
OSTEOSSARCOMA
O câncer ósseo é mais comum em adolescentes. Dores nos ossos não relacionadas a fraturas, quedas ou traumas podem ser sinais.
SISTEMA NERVOSO
Fortes dores de cabeça, vômito, convulsões e alterações na visão, na fala e no andar podem ser sinais de tumor no sistema nervoso.
LINFOMA
Ínguas, febre frequente e perda progressiva de peso podem ser sinais de câncer no sistema linfático.
LEUCEMIA
É fácil de identificar a leucemia em crianças e adolescentes. Seus principais sinais são: palidez repentina, manchas roxas pelo corpo e dores nos ossos.
NEUROBLASTOMA
Tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal.
Principais sinais e sintomas:
-dores ou aumento na barriga
-pressão alta
-palidez repentina
-manchas roxas pelo corpo
-dores nos ossos
-ínguas ou nódulos, principalmente nas axilas, pescoço e virilha
-perda de peso
-mancha branca na pupila (reflexo de olho de gato)
-dores de cabeça
-náuseas e vômitos, acompanhados de dores de cabeça
-convulsões
-alteração na fala e no andar
-dores nos ossos não relacionadas a fraturas, quedas e traumas
-nódulos na cabeça, pescoço, braços e pernas
-sangramentos em geral
-fraqueza
Os sinais e sintomas acima não significam que a criança ou o adolescente tem câncer. Mas, se apresentar algum desses sintomas, é aconselhável levar ao pediatra para esclarecer e tirar as dúvidas.