Nota Oficial

Os centenários ABC Futebol Clube e América Futebol Clube vêm a público manifestar repúdio aos crescentes eventos de violência de torcidas organizadas ocorridos nas últimas semanas.

Em momento tão conturbado de nossas vidas – em que a reflexão deveria ser uma atividade de todos depois do que presenciamos nos últimos meses por conta de um vírus que nos deixou incrédulos e que foi capaz de mudar para sempre as nossas vidas. Depois de convivermos tão proximamente da morte que até hoje está à nossa espreita e depois de termos perdido tantas e tantas pessoas próximas – atos de violência não mais deveriam ocorrer, sob qualquer circunstância.

Mais uma vez, agressores, que se rotulam como torcedores organizados, replicaram atos de covardia e desrespeito uns contra os outros.

O termo agressor faz-se necessário, para distingui-los dos reais torcedores, pois estes, que apesar de sofrerem com resultados adversos ou qualquer outro motivo, em momento algum partiriam para a ignorância e selvageria vistas nestes últimos episódios.

Há necessidade urgente de rápida resposta em todos os casos. O Estatuto do Torcedor, que é Lei Federal, em seu artigo 1ºA, impõe a todos, inclusive aos torcedores, a responsabilidade em conter a violência nos esportes.

É inadmissível que, nos dias de hoje tenhamos que conviver ou pactuar com atitudes como estas, contra atletas ou quaisquer outros envolvidos. Importante que se diga BASTA À VIOLÊNCIA E A IMPUNIDADE.

ABC e América se colocam contra toda forma de manifestação violenta.

É compromisso das instituições incitar e incentivar o respeito a todo ser humano, valorizando a paz e a convivência pacífica e os direitos à proteção à vida e ao direito de torcer.