Mais Querido empata com o Globo e conquista seu 54º título potiguar

O Mais Querido confirmou a superioridade demonstrada durante toda a competição e conquistou o título estadual 2017. Jogando na tarde/noite desta segunda-feira, 1º de maio, no estádio Frasqueirão, o ABC, que havia vencido a primeira partida da final contra o Globo por 1 a 0, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim (RN), fez o segundo jogo da decisão e ficou no empate sem gols.

Foto: Andrei Torres/ABC FC

A igualdade no placar foi suficiente para a conquista abecedista, que chegou ao bicampeonato 2016/2017 e ao 54ª título potiguar de sua história, aumentando ainda mais a marca que o coloca como o maior campeão estadual do Brasil.

Agora, depois da conquista, o grupo se prepara para a estreia no Campeonato Brasileiro da Série B. O Clube do Povo inicia a disputa no dia 13 de maio, quando enfrentará o Paraná Clube/PR, às 16h30, no estádio Frasqueirão.

 

O jogo

Jogando em casa, o ABC tomou a iniciativa e passou a ditar o ritmo da partida. Logo aos 2 minutos, Echeverría cobrou falta e mandou perto, na rede pelo lado de fora. Aos 11 minutos, Erivélton fez belo cruzamento para Nando, mas Rafael se esticou e tirou a bola da cabeça do atacante abecedista. Quatro minutos depois, nova falta para o Alvinegro, Gegê cobrou rasteiro e Rafael espalmou para escanteio.

O Mais Querido voltou a criar ótima chance aos 25 minutos. Gegê fez jogada pela esquerda e rolou na área. Felipe Guedes apareceu e bateu no canto. Rafael salvou o Globo. O time de Ceará-Mirim, que jogava com uma proposta defensiva e tentando sair nos contra-ataques, só chegou pela primeira vez aos 32 minutos. Tiago Lima arriscou de fora da área e mandou à direita da trave de Edson. Foi o último grande lance da primeira etapa, que terminou sem gols.

Foto: Andrei Torres/ABC FC

Precisando da vitória, o Globo voltou do intervalo com outra postura e com menos de 1 minuto, Renatinho Carioca cruzou pela esquerda, Gláucio cabeceou e Edson defendeu. A resposta do Clube do Povo veio logo na sequência. Gegê cobrou falta na lateral da área e Rafael fez mais uma grande defesa. Aos 8 minutos, Eche desceu pela esquerda e tentou surpreender Rafael em chute cruzado. A bola foi na rede por cima da trave.

A Águia voltou a chegar aos 16 minutos. Bismarck cobrou falta colocada e mandou por cima da trave. O ABC chegou com perigo novamente aos 23 minutos. Marquinhos pegou uma sobra na entrada da área e chutou forte por cima da trave. Dois minutos depois, cobrança de escanteio e Oswaldo cabeceou por cima. A partida era lá e cá e o Globo chegou com perigo aos 27 minutos. Contra-ataque rápido, Romarinho desceu pela esquerda, entrou na área e chutou cruzado. Edson se esticou e jogou para escanteio.

Pouco depois, cada equipe perdeu um jogador. Em discussão na lateral de campo, o lateral Ângelo, do Globo, e o meia abecedista Echeverría foram expulsos. O Mais Querido teve outra boa oportunidade aos 37 minutos. Depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou na área e Rafael voou para espalmar quando Caio Mancha chegava para finalizar na pequena área.

Foto: Andrei Torres/ABC FC

As duas equipes ainda tentaram no final. Aos 41 minutos, Renatinho Carioca chutou de fora da área e Edson agarrou no centro do gol. Dois minutos depois foi a vez de Caio Mancha tentar o chute de fora da área, mas a bola saiu à direita da trave de Rafael. Com o empate favorável, o Alvinegro passou a tocar a bola no final e espera o apito do árbitro para comemorar o título. O time de Ceará-Mirim ainda tentou chegar nos acréscimos, mas a defesa alvinegra segurou bem e garantiu a conquista. Fim de jogo: ABC 0, Globo 0.

Confira a ficha técnica da partida:

 

Ficha Técnica

ABC 0 x 0 Globo
Campeonato Potiguar 2017 – Final – 2º Jogo
Data: 01/05/2017 (Segunda-feira)
Local: Estádio Frasqueirão
Público: 12.210 torcedores
Renda: R$ 186.715,00

Arbitragem:
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira
Assistentes: Vinicius Melo de Lima e Jean Márcio dos Santos
4º árbitro: Suelson Diógenes de França Medeiros

ABC: Edson, Arêz (Tiago Sala), Oswaldo, Cleiton e Marquinhos, Anderson Pedra, Felipe Guedes, Erivélton (Adriano Pardal), Echeverría e Gegê, Nando (Caio Mancha). Técnico: Geninho

Globo: Rafael, Ângelo, Negretti, Jamerson e Renatinho Carioca, Leomir, Pablo Oliveira (Geovane), Bismarck (Luizão) e Tiago Lima, Gláucio (Renatinho Potiguar) e Romarinho. Técnico: Luizinho Lopes

Gols:
ABC: –
Globo: –

Cartões:
ABC: Arêz, Marquinhos e Echeverría (amarelo) e Echeverría (vermelho)
Globo: Pablo Oliveira, Leomir, Romarinho e Renatinho Potiguar (amarelo) e Ângelo (vermelho)