Governo define datas para retorno das atividades do futebol no RN

O Governo do Rio Grande do Norte comunicou nesta quarta-feira (8), em coletiva de imprensa no início da tarde, a autorização para a retomada das atividades do futebol no estado. Os clubes estão liberados para retornar aos treinos a partir do dia 15 de julho e os jogos do Campeonato Potiguar poderão se reiniciados em 1º de agosto, sem a presença de público.

Foto: Luciano Marcos/ABC F.C.

A comunicação foi feita pelo secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, representante do governo, que comentou sobre o parecer favorável do Comitê Científico da Secretaria de Saúde Pública, levando em consideração o protocolo apresentado pela Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF).

“A novidade é que com o parecer positivo do Comitê Científico, submetido os protocolos da Federação Norte-Riograndense de Futebol, o Comitê Científico autorizou, e o Governo do Estado vai seguir essa recomendação, os treinos das equipes do estado a se iniciarem no dia 15 de julho, concomitantemente ao início da segunda fração da primeira fase e da primeira fração da segunda fase (em relação à retomada da economia). E o Campeonato Potiguar também fica marcado o reinício dele para o dia 1º de agosto”, explicou o secretário.

Carlos Eduardo Xavier fez questão de destacar que tudo isso passa pela não mudança no panorama atual da pandemia. “Tudo isso baseado no parecer do Comitê Científico e condicionado a que não haja mudanças abruptas no cenário atual da pandemia. Sempre, todas as nossas decisões serão condicionadas às questões epidemiológicas”, ressaltou.

Antes de voltar a jogar pelo Campeonato Potiguar, o Mais Querido tem compromisso pela Copa do Nordeste e o Departamento de Futebol aguarda definição da Liga do Nordeste para viajar à Salvador, onde será disputada as partidas restantes da competição regional. Com isso, a volta aos treinos acontecerá na capital baiana.