Dez anos do primeiro título da “Era Frasqueirão”: o eterno 5 a 2

O dia 29 de abril é marcante e histórico para o ABC Futebol Clube. Há exatos 10 anos, no dia 29 de abril de 2007, o Mais Querido ganhava o seu 49º título estadual, o primeiro conquistado em seu estádio, o Maria Lamas Farache – Frasqueirão.

Foto: Rodrigo Sena

E a conquista veio em grande estilo. Na primeira disputa de título em sua nova casa, que havia sido inaugurada há um pouco mais de um ano, em 22 de janeiro de 2006, o Alvinegro não decepcionou. Jogando em uma tarde/noite de domingo, o Mais Querido encarou o América na segunda partida da decisão e goleou o seu rival pelo placar de 5 a 2. O primeiro confronto decisivo havia terminando empatado em 1 a 1.

A vitória aconteceu com um show do garoto Wallyson, joia das categorias de base do Clube do Povo, mas também com uma grande apresentação de toda a equipe. Depois que Nêgo abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo e Souza empatou para o Alvirrubro aos 19, o jovem atacante entrou em cena.

Wallyson marcou o segundo abecedista aos 23 minutos, em um chute da entrada da área, voltou a balançar a rede aos 30 minutos, de cabeça, aproveitando cobrança de falta de Nildo, e fechou o placar da primeira etapa com mais um gol, aos 44 minutos, depois que Bebeto fez grande jogada pela esquerda e rolou no meio da área para o ele tocar de carrinho para o gol. O Mais Querido foi para o intervalo com 4 a 1 no marcador.

Na volta do intervalo, logo aos 3 minutos, Geovane diminuiu para o Time Rubro, deixando o placar em 4 a 2. Mas o jogo tinha um “dono”. Aos 23 minutos do segundo tempo, Wallyson recebeu pela esquerda, driblou dois marcadores, invadiu a área e tocou bonito, no ângulo, para fechar a goleada. ABC 5 a 2.

Confira a ficha técnica da partida:

 

Ficha Técnica

América 2 x 5 ABC
Campeonato Potiguar 2007 – Final / 2º Jogo
Data: 29/04/2007 (Domingo)
Local: Estádio Frasqueirão
Público: 11.573 pagantes
Renda: –

Arbitragem:
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (FIFA-RS)
Assistentes: Milton Otaviano dos Santos (RN) e Ubiratan Bruno Viana (RN)
4º árbitro: Paulo Jorge Brandão (RN)

América: Fernando, Eduardo (Lisa), Robson, Fernando Lombardi e Marcinho, Ivanildo, Luciano Santos, Leandro Sena (Rodrigo Paulista), Paulo Isidoro (Astudillo) e Souza, Geovane. Técnico: Estevam Soares

ABC: França, Márcio Pereira, Ben-Hur e Peu, Nêgo, Marquinhos, Lau, Nildo e Marciano (Márcio Panda), Bebeto (Joassis) e Wallyson (Ivan). Técnico: Ferdinando Teixeira

Gols:
América: Souza (19 minutos do 1º tempo) e Geovane (3 minutos do 2º tempo)
ABC: Nêgo (16 minutos do 1º tempo) e Wallyson (23 minutos, 30 minutos e 44 minutos do 1º tempo e 23 minutos do 2º tempo)

Cartões:
América: Eduardo, Fernando Lombardi, Ivanildo, Luciano Santos, Leandro Sena, Souza e Geovane (amarelo)
ABC: França e Bebeto (amarelo)