CBF divulga Ranking Nacional de Clubes e o Mais Querido segue como melhor do RN

O Mais Querido continua provando ser o maior clube do Rio Grande do Norte. Nesta quinta-feira (16), a Confederação Brasileira de Futebol divulgou o Ranking Nacional de Clubes 2022 e o ABC foi o clube potiguar melhor ranqueado pelo 10º ano consecutivo. O Clube do Povo saiu da 52ª posição e agora ocupa o 47ª lugar, com 2.711 pontos.

A atualização do RNC foi feita pela Diretoria de Competições da CBF, que finalizou os dados depois de encerrado o Campeonato Brasileiro da Série A 2021. Os números da entidade mais uma vez mostraram a supremacia estadual do Alvinegro

Entre os norte-riograndenses, o ABC lidera e é seguido pelo América (61º), Globo (82º), Potiguar de Mossoró (157º), Santa Cruz (163º) e ASSU (205º).

Conheça o “Sistema de Pontuação”

O Ranking de Clubes da CBF traz um novo sistema de pontuação. Até o ano de 2012 eram levados em conta os resultados em competições nacionais desde 1959, ano em que o primeiro campeonato abrangendo todo o país foi disputado. De 2013 em diante, apenas os últimos cinco anos são levados em conta. Eles, por sinal, possuem pesos diferentes (o mais novo multiplica a pontuação por cinco, o seguinte, por quatro, até o mais antigo, que tem peso um).

A mudança na elaboração do ranking teve como objetivo privilegiar os resultados mais recentes obtidos pelos clubes. Outra mudança ocorreu na diferença de pontos atribuídos ao campeão, vice, e assim sucessivamente. No formato antigo, o primeiro colocado ganhava 60 pontos, só um a mais que o vice. Segundo o novo critério, o campeão brasileiro recebe 800 pontos, contra 640 do vice e 600 do terceiro colocado. Foram atribuídos ainda pesos diferentes, de acordo com os anos da conquista. Um título conquistado no ano da elaboração do ranking tem seus pontos multiplicados por cinco. Os que vêm na sequência vão diminuindo o peso para quatro, três, dois e um.

São atribuídas pontuações a todos os participantes das Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. O último colocado de uma divisão sempre pontua mais que o campeão da série inferior.