CARTA ABERTA À GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA, AO PREFEITO ÁLVARO DIAS E À ENTIDADES EMPRESARIAIS DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO DO RN
Os clubes participantes do Conselho Técnico do Campeonato Potiguar Feminino e a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol vêm, por meio desta, respeitosamente à presença de Vossas Excelências e dos representantes das entidades empresariais da Indústria e do Comércio, explicitar a realidade do futebol feminino em Natal e no RN.
Muito tem se falado na importância da vinda da Copa do Mundo Feminina de 2027 para Natal e temos vistos diversos esforços conjuntos para viabilizar a escolha da capital potiguar como uma das sedes do Mundial. Mas, nós, que fazemos o futebol feminino no dia a dia, não conseguimos vislumbrar o mesmo interesse e determinação em desenvolver essa categoria em âmbito local.
Hoje, realizamos a primeira reunião do Conselho Técnico do Campeonato Potiguar Feminino 2024 e o cenário não é dos mais animadores. Em que pese todos os esforços da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol em realizar a competição e apoiar os clubes dentro das suas competências, vislumbramos um horizonte de poucas perspectivas para a maioria dos clubes que estão dispostos a disputar a competição.
Neste momento nos dirigimos aos senhores e senhoras pois acreditamos que o Poder Público e a iniciativa privada podem e devem fomentar nosso futebol feminino, especialmente no momento que se busca trazer uma Copa do Mundo Feminina para nossa cidade. O fortalecimento do nosso futebol deve (ou deveria) ser o maior legado desse grandioso evento, que irá atrair milhares de turistas, negócios e receitas para o Poder Público e a iniciativa privada da capital potiguar.
Somos cientes do apoio que é dispensado ao futebol masculino pelo Governo do Estado, quando patrocina o Campeonato Potiguar com o “Nota Potiguar”, ou pela Prefeitura do Natal fomentando o futebol amador dos centros desportivos da capital, bem como dos patrocínios concedidos por algumas de nossas empresas também ao futebol masculino.
Sendo assim, deixamos aqui nosso apelo para que o Governo do Estado, a Prefeitura do Natal e as entidades ligadas à Indústria e ao Comércio possam fazer parte dessa corrente de fortalecimento do futebol feminino, juntamente com os clubes e à FNF, trazendo o apoio financeiro merecido e necessário, sob pena de inviabilidade do Campeonato Potiguar Feminino de 2024, o que compromete a vaga do Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro e deixará uma imagem negativa enquanto passamos pelo processo de seleção de Natal como cidade sede da Copa do Mundo de 2027.
Natal, 5 de setembro de 2024.
ABC FUTEBOL CLUBE
ALECRIM FUTEBOL CLUBE
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE SAF
ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA POTIGUAR
CENTRO ESPORTIVO FORÇA E LUZ
GLOBO FUTEBOL CLUBE
MONAMY FUTEBOL CLUBE
QFC SAF
RIO GRANDE SAF
SOCIEDADE ESPORTIVA UNIÃO
SPORT CLUBE PARNAMIRIM ESTRELA POTIGUAR
SPORT UNIÃO
UNIVAP
FEDERAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE DE FUTEBOL