Mais Querido apoia Ambev na conscientização do consumo indevido de bebidas alcoólicas

Ambev leva consumo responsável a 350 mil pessoas

ü               Curso da cervejaria e da FGV, que, até agosto deste ano, foi assistido por 302 mil garçons e vendedores, alerta sobre o consumo indevido de bebidas alcoólicas

ü  O Dia de Responsa, comemorado no próximo dia 18, é a principal iniciativa da companhia na conscientização de pontos de venda e completa seis anos em 2015

 

São Paulo, setembro de 2015 – Até dezembro, 350 mil pessoas em todo o país vão passar pelo treinamento de consumo responsável promovido pela cervejaria Ambev. O número considera os investimentos da companhia nos últimos seis anos em iniciativas que estimulam a conscientização quanto à venda e ingestão de bebidas alcoólicas. No mundo, o grupo Anheuser-Busch InBev, do qual a Ambev faz parte, também chegará a uma marca histórica de mais de 1,7 milhão de pessoas treinadas até o fim do ano em todos os 25 países onde atua.

 

Criado pela companhia  em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o curso aborda, de forma dinâmica, a história e cultura da bebida alcoólica, a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado. Além de tratar sobre a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos e dos perigos do consumo excessivo. Até agosto, 302 mil pessoas, entre garçons, ambulantes, atendentes e donos de bares e restaurantes passaram pelo treinamento.

 

A Ambev, norteada pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS), desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável há mais de 12 anos e foi pioneira em ações como essa. Uma das principais iniciativas do programa é o Dia de Responsa que, nesse ano, será realizado em 18 de setembro. No dia, os funcionários da companhia estarão mobilizados para levar as mensagens de consumo responsável para pessoas que trabalham com a venda de bebidas. “Nós queremos ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor e sabemos que um mundo melhor não se constrói sozinho. Por isso, trabalhamos em parceria com garçons, atendentes e donos de bares e restaurantes para que também eles se tornem multiplicadores do consumo consciente”, afirma Eduardo França, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Ambev.

 

Entre as ações programadas para o Dia de Responsa, está a maior paralisação da história da companhia, que vai envolver mais de 3 mil profissionais nos cargos de supervisão e gerência de vendas, uma das áreas mais estratégicas para a operação diária da empresa. Os colaboradores irão interromper suas atividades habituais e visitarão pontos de venda do país a fim de conscientizar e treinar profissionais de bares e restaurantes sobre a venda responsável de bebidas alcoólicas.

 

O Dia de Responsa foi criado pela Ambev há seis anos e hoje é celebrado em todos os outros 24 países onde a Anheuser-Busch InBev atua. Só no Brasil, os funcionários da companhia levarão as mensagens de consumo responsável para os profissionais que trabalham em cerca de 1 milhão de pontos de vendas atendidos. O objetivo da iniciativa é criar o hábito de se pedir o documento de identidade do consumidor no momento da venda, além de orientar sobre o consumo excessivo e associado à direção.

 

Além da conscientização no Dia de Responsa, a Ambev treina as pessoas que trabalham nos megaeventos que a companhia patrocina e realiza. Durante a Copa do Mundo sediada no Brasil em 2014, cerca de 26 mil pessoas passaram pelo treinamento. O Carnaval também é uma data que recebe a ação: donos de bares, garçons e ambulantes de Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e de outras cidades de folia são orientados. Outros eventos proprietários, como o Skol Beats Senses, e patrocinados, como os Rodeios e Oktoberfest, também estão no calendário de Responsa da companhia.

 

A Ambev e o consumo responsável

A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 12 anos. Desde 2003, a companhia participa das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável (assista ao vídeo).

 

Norteadas pelas premissas da OMS, as ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado.

 

Além do programa de treinamento em práticas de consumo responsável que a Ambev promove para profissionais de bares, restaurantes e eventos de todo o Brasil, batizado de Bar de Responsa (assista ao vídeo), a companhia possui ainda os projetos: Na Responsa, Supermercado de Responsa e Papo em Família.

 

O Na Responsa começou em 2010 e hoje reúne 22 ONGs de quatro estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 18 mil jovens diretamente, reuniu mais de 106 mil pessoas em eventos do programa e impactou 7,8 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber (assista ao vídeo).

 

Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento em que todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas. Por meio do Na Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.

 

O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos do país. A Ambev desenvolveu um software que, instalado nos caixas das lojas de supermercado, identifica os códigos de barra das bebidas alcoólicas. Quando isso ocorre, o operador do caixa recebe um aviso na tela para solicitar um documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente e, comprovada a idade superior a 18 anos, a venda é autorizada.

 

Já o Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Maurício de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia, todos ilustrados pela Turma da Mônica Jovem e pela da Turma da Tina. As peças estão todas disponíveis gratuitamente no site: www.ambev.com.br/papoemfamilia

 

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