Hoje, 22 de janeiro, é uma data bastante especial para o ABC Futebol Clube. Há exatos 14 anos, no dia 22 de janeiro de 2006, era inaugurado o Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, um sonho daqueles que faziam o clube e de sua imensa torcida, a apaixonada Frasqueira.
Depois de seis anos de obras, uma grande festa foi promovida para celebrar a chegada da casa dos abecedistas. Um amistoso diante do Alecrim marcou o primeiro jogo no novo palco, confronto que terminou empatado em 1 a 1. Kel marcou o gol abecedista, enquanto Da Cunha anotou para os alecrinenses.
Construído em módulos, quatro ao todo, foi inaugurado com apenas dois deles concluídos, exatamente os dois maiores, o módulo I, que abriga o setor de cadeiras, camarotes, cabines de imprensa, praça de alimentação e loja de produtos do clube, contando ainda com dois elevadores, e o módulo II, que também conta com uma área com bares e lanchonetes e abriga a grande parte da Frasqueira nos dias de jogos.
Um pouco mais de um ano depois, no dia 29 de janeiro de 2007, foi inaugurado o módulo III, em um amistoso interestadual diante do Campinense/PB, que acabou 1 a 1. Por fim, a conclusão do estádio aconteceu com a construção do módulo IV, chamado de “Módulo Wallyson”, já que foi viabilizado com o dinheiro da venda do atacante Wallyson para o Atlético/PR. Na inauguração, no dia 5 de março de 2008, empate em 1 a 1 contra o Madureira/RJ, pela Copa do Brasil.
Nestes 14 anos de existência, o Frasqueirão tem sido um grande aliado do Mais Querido na conquista de excelentes resultados. A maior prova da força do estádio pode ser comprovada na campanha que levou o Alvinegro ao acesso para a Série B 2008. Na Série C 2007, dos 16 jogos realizados em casa, o ABC venceu 15 e empatou apenas um.
O estádio tem sido palco de grandes conquistas, os Estaduais 2007, 2008, 2010, 2011, 2016, 2017 e 2018, além do maior título da história do clube e do futebol potiguar, a conquista do Campeonato Brasileiro da Série C 2010. Sem contar na bela campanha que levou o Mais Querido ao vice-campeonato do Nordeste, também em 2010, e os acessos à Série B em 2007, 2010 e 2016.
Além dos títulos, o Frasqueirão também já foi palco de momentos históricos. O estádio recebeu os amistosos internacionais contra o Boca Juniors/Argentina, River Plate/Uruguai e AGOVV/Holanda, em 2014 foi Centro de Treinamento de Seleções para Copa do Mundo 2014, abrigando os treinamentos das seleções do México, Itália e Uruguai. Por último, em 2015, o estádio foi a “casa” da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, durante a disputa do Torneio Internacional de Futebol Feminino.
Eleito uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte, em eleição realizada pelo Grupo Diários Associados, em 2007, o Frasqueirão e sinônimo de orgulho para toda a Nação Abecedista e chega a 14 anos de muitas glórias e conquistas.