O trabalho desenvolvido pelas categorias de base do Mais Querido tem evoluído e vem ganhando cada vez mais destaque. Além das inúmeras conquistas e bons resultados nas competições, a formação e descoberta de novos valores tem sido algo cada dia mais comum.
Nos últimos anos, vários jogadores criados nas bases do ABC foram negociados com grandes clubes do futebol brasileiro e até de fora do país, gerando receita para o Alvinegro. No atual elenco abecedista, 14 atletas saíram do CT José Nilson de Sá. São eles: o goleiro Gomes, os zagueiros Vinicius e Tonhão, os laterais Paulinho e Luiz Felipe, os volantes Jardel e Jhonata, os meias Erivélton, Chiclete e Fessin, os atacantes Leozinho e Berguinho, além do zagueiro Cleiton e do volante Arêz, que foram formados na base abecedista, passaram por outros clubes e retornaram ao Alvinegro.
Os últimos jogadores integrados chegaram depois da participação do Clube do Povo na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2017. Chegaram ao grupo principal o goleiro Gomes, o zagueiro Vinicius, o lateral Paulinho, o volante Jhonata, o meia Fessim e o atacante Berguinho.
Para a partida deste sábado (11), contra o CRB/AL, no estádio Frasqueirão, pela 3ª rodada da Copa do Nordeste, seis dos 21 relacionados vieram das categorias de base do Clube do Povo: o zagueiro Cleiton, os volantes Jardel, Jhonata e Arêz, o meia Erivélton e o atacante Berguinho.