O Mais Querido começou bem a sua busca por uma vaga na grande decisão do Campeonato Brasileiro da Série C 2016. O ABC fez o primeiro jogo da semifinal da competição na noite deste domingo (16), contra o Guarani/SP, no estádio Frasqueirão, realizou uma bela partida e venceu o time paulista pelo placar de 4 a 0.
Agora, o Clube do Povo se prepara para o segundo e decisivo compromisso. A partida de volta está marcada para o próximo domingo (23), às 20h (Horário de Natal), no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP).
O Alvinegro pode perder até por 3 a 0 que ainda ficará com a vaga à final. Caso o Bugre repita o placar, vença por 4 a 0, a decisão vai para os pênaltis. Vitória do Guarani/SP por 5 a 0 ou mais, a equipe paulista garante passagem para a decisão.
O jogo
O Mais Querido iniciou o jogo tomando a iniciativa e aos poucos foi criando boas oportunidades. Aos 11 minutos, Caio Mancha aproveitou bobeira da zaga e mandou por cima da trave. Aos 21 minutos, Alex Ruan cruzou pela esquerda, Caio Mancha tentou de cabeça e Leandro Santos fez grande defesa. Dois minutos depois, novo milagre do goleiro paulista. Depois de finalização de Caio Mancha, a zaga rebateu e Lúcio Flávio tentou colocado. Leandro se esticou para espalmar.
Depois de muito tentar, o ABC abriu o placar aos 25 minutos. Jogada ensaiada de escanteio, Lúcio Flávio cruzou, Caio Mancha desviou no meio e Jones apareceu no segundo pau para cabecear para a rede. ABC 1 a 0. O Guarani, que se defendia e tentava jogar nos contra-ataques, chegou pela primeira vez aos 34 minutos. Cobrança de falta na área, Leandro Amaro dividiu com o goleiro Edson e a bola sobrou para Eliandro. O atacante tentou o chute de primeira e mandou na rede pelo lado de fora.
O lance de perigo não abalou o Clube do Povo, que seguiu melhor e ampliou aos 40 minutos. Felipe Guedes sofreu falta na entrada da área, que Lúcio Flávio cobrou com perfeição, no ângulo, sem chances para Leandro Santos. ABC 2 a 0, placar do primeiro tempo.
Atrás no marcador, o Bugre voltou do intervalo partindo em busca de diminuir o placar. Logo no primeiro minuto, Zé Antônio tentou cruzado e mandou por cima da trave. Aos 3 minutos, depois de cobrança de lateral, a bola foi desviada no meio e Edson fez boa defesa, espalmando para escanteio. Aos poucos, o Alvinegro foi retomando o controle do jogo e passou a dominar as ações.
Aos 11 minutos, quase o terceiro. Bela tabela entre Lúcio Flávio e Jones, o meia recebeu na área e tentou colocado, na saída de Leandro Santos, que fez outra grande defesa. Mas no minuto seguinte não teve jeito e novamente com a dupla Lúcio Flávio e Jones. O camisa 10 deu ótimo lançamento para o artilheiro da Série C, que só teve o trabalho de dominar e deslocar o goleiro, marcando o seu segundo na partida e o 12ª na competição. ABC 3 a 0.
Com um 3 a 0 no placar, o Mais Querido passou a tocar a bola. O Guarani tentava surpreender em chutes de fora da área, mas sem grande perigo. Não demorou e aos 26 minutos saiu o quarto gol abecedista. Nova cobrança de falta de Lúcio Flávio e dessa vez o meia surpreendeu a todos. Lúcio bateu por baixo da barreira e transformou o placar em goleada. ABC 4 a 0.
O time paulista tentava de todas as formas diminuir, mas sempre esbarrava na forte e precisa marcação alvinegra. Com isso, as principais chances surgiam em tentativas de fora de área, mas sem maiores perigos. Aos 45 minutos, Lenon cobrou falta rasteira e obrigou Edson a fazer boa defesa, jogando para escanteio. Foi o último lance de algum perigo. Fim de jogo no Frasqueirão: ABC 4, Guarani 0.
Ficha Técnica
ABC 4 x 0 Guarani/SP
Brasileiro Série C – Semifinal / 1º Jogo
Data: 16/10/2016 (Domingo)
Local: Estádio Frasqueirão
Público: 7.335 torcedores
Renda: R$ 120.713,00
Arbitragem:
Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
Assistentes: Marcione Mardônio da Silva Ribeiro (CE) e Armando Lopes de Sousa (CE)
4º árbitro: Leandro Saraiva Dantas de Oliveira (RN)
ABC: Edson, Filipi Sousa, Léo Fortunato, Cleiton e Alex Ruan, Márcio Passos, Felipe Guedes, Erivélton e Lúcio Flávio (Zaquel), Caio Mancha (Echeverría) e Jones (Michel). Técnico: Geninho
Guarani/SP: Leandro Santos, Lenon, Ferreira, Leandro Amaro e Gílton, Auremir, Zé Antônio (Evandro), Marcinho e Fumagalli (Alex Santana), Eliandro e Pipico (Régis). Técnico: Marcelo Chamusca
Gols:
ABC: Jones (25 minutos do 1º tempo e 12 minutos do 2º tempo) e Lúcio Flávio (40 minutos do 1º tempo e 26 minutos do 2º tempo)
Guarani/SP: –
Cartões:
ABC: Jones (amarelo)
Guarani/SP: Eliandro (amarelo)