O vice-presidente do Mais Querido, Rodrigo Salustino, esteve presente no debate que discutiu o anteprojeto de lei que “estabelece a Lei Geral do Futebol Brasileiro”, realizado nesta sexta-feira (17), em mesa-redonda, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
O evento, proposto pelos deputados Vicente Candido, Andres Sanchez, presidente do colegiado; Rogério Marinho, relator; e José Rocha, segundo vice-presidente, contou com a presença e participação de representantes de clubes, deputados federais, estaduais, secretários de Estado, de municípios, autoridades locais, imprensa, estudantes e desportistas. Foram abordados e discutidos diversos assuntos que envolvem o futebol regional e nacional.
O vice-presidente alvinegro, Rodrigo Salustino, criticou o atual modelo de negociação que envolve jogadores das categorias de base, falou sobre ajustes em contratos com jogadores profissionais e comentou sobre a violência no futebol brasileiro.
“A violência tem afastado os torcedores dos estádios. Temos visto grandes clássicos entre grandes clubes cada vez mais vazios, e isso é algo que nos preocupa muito. Esse tema merece uma atenção maior, pois é algo que tem atrapalhado muito o torcedor ”, destacou Rodrigo.
Alterações
Os parlamentares pretendem denominar a Lei Pelé (Lei 9.615/98) de Lei Geral do Futebol, promovendo a revogação e ajustes de dispositivos a fim de preservar a regulação e liberdade de diversas modalidades esportivas. Também se busca o aprimoramento das disposições sobre formação desportiva, a atualização das disposições sobre contrato especial de trabalho desportivo e a inclusão do regime especial tributário para clubes que se constituírem como empresas.
Outra proposta é a previsão de três categorias de formação definidas por idade e objetivos, como Fundamentos (10 a 14 anos); Desenvolvimento (14 a 16 anos); Profissionalização (16 a 19 anos) e o registro de atleta em formação (RAFP) para crianças a partir de 10 anos de idade.
A comissão pretende visitar diferentes cidades para ouvir as suas necessidades, visando solucionar os problemas que envolvem o futebol nacional.