Sábado começa com o grupo dividido para treino físico e exame cardiológico

O sexto dia da pré-temporada abecedista começou com a divisão do grupo. Na manhã deste sábado (8), parte do elenco permaneceu no CT Alberi Ferreira de Matos para um treino físico, enquanto outros atletas foram para a Clínica do Exercício, onde foram submetidos a mais um exame cardiológico.

Foto: Equipe de Comunicação / ABC F.C.

A atividade para os jogadores que permaneceram no CT foi realizada no CTFIS-ABC José Prudêncio Sobrinho. Comandado pelos preparadores físicos Flávio Paiva e Vitor Barros, o grupo fez um treinamento para prevenção de lesões musculares, exercícios funcionais e um trabalho de força geral.

Para o exame cardiológico foram todos os 10 recém-contratados, o goleiro Saulo, os zagueiros Maurício e Yan, o lateral Ivan, os volantes Joílson e Adrian, o meia Xavier e os atacantes Eder, Anderson e Neto.

Sob o comando do médico Felipe Guerra, especialista em cardiologia e medicina esportiva, os atletas foram submetidos ao teste cardiopulmonar de esforço (Ergoespirometria), o chamado “Teste da Esteira”.

Foto: Equipe de Comunicação / ABC F.C.

Segundo Felipe Guerra, o teste tem dupla finalidade. “A Ergoespirometria é um exame que nos proporciona duas análises. Primeiro, diagnóstica, já que busca alguma anormalidade cardiovascular desencadeada pelo esforço, e depois, física, pois mede a resistência aeróbica, orientando melhor o treinamento físico do atleta”, explicou o médico.

Depois da movimentação, o grupo retornou ao CT para o descanso e permanecem na Concentração Jorge Tavares de Morais. O elenco fechará a primeira semana de pré-temporada no turno da tarde, a partir das 15h30, no CT.