Mais Querido sobra em campo, goleia o América e conquista o seu 53º título potiguar

Título conquistado de forma maiúscula e incontestável. O Mais Querido entrou em campo na tarde/noite deste sábado (7), no estádio Frasqueirão, para a grande decisão do Campeonato Potiguar 2016, contra o América, e com um grande apresentação, sobrou em campo, dominou o jogo e goleou o rival por 4 a 0.

Os gols do triunfo abecedista foram marcados por Echeverría, Jones e Nando (2). Com a conquista, o Clube do Povo chegou ao seu 53º título estadual na história, seguindo como o maior campeão estadual do Brasil.

 

O jogo

A partida começou equilibrada, mas logo aos 5 minutos o ABC abriu o placar. Depois de jogada de Jones pela esquerda, a bola chegou para Erivélton no meio, que tentou o passe. A zaga americana cortou parcialmente e a bola sobrou para Echeverría. O meia paraguaio bateu forte, a bola desviou e enganou Pantera. ABC 1 a 0.

O América teve chance de empatar aos 10 minutos. Após cruzamento na área, Luiz Eduardo desviou no primeiro pau, mas Vaná saiu bem e jogou para escanteio. Depois disso, o Mais Querido cresceu e passou a pressionar em busca do segundo. O time abecedista chegou perto com Lúcio Flávio em cobrança de falta, pouco depois Nando cabeceou uma bola por cima da trave e aos 21 minutos por pouco Jones não completou cruzamento de Erivélton.

O segundo gol saiu aos 23 minutos. Depois de tabela pela direita, Erivélton cruzou rasteiro, Jones se livrou da marcação a apareceu no meio. O atacante tocou no canto, Pantera defendeu parcialmente, mas Jones apareceu para tocar para o gol. ABC 2 a 0.

Não demorou e veio o terceiro. Aos 33 minutos, Lúcio Flávio fez bom lançamento para Erivélton e o volante Felipe Macena cortou com a mão dentro da área. Pênalti para o Clube do Povo. Nando foi para a cobrança e marcou. ABC 3 a 0. O América teve chance de diminuir no final do primeiro tempo. Aos 41 minutos, Thiago Potiguar recebeu na área e chutou forte. Vaná se esticou e jogou para escanteio. Depois da cobrança, Thiago Potiguar invadiu a área pela direita e cruzou. Bruno Renan apareceu livre e cabeceou por cima da trave, desperdiçando a última chance da primeira etapa.

O segundo tempo começou com o Alvinegro em cima e buscando ampliar o placar. Logo aos 5 minutos, Alex Ruan fez grande jogada e cruzou para Nando. O atacante ajeitou, mas bateu prensado. Dois minutos depois, Erivélton fintou o marcador na entrada da área e chutou à esquerda da trave. Aos 11 minutos, Vaná salvou o ABC. Cobrança de falta na área, Boaventura desviou no meio e o goleiro abecedista fez ótima defesa.

O Mais Querido desperdiçou boa chance aos 17 minutos. Filipi Sousa recebeu na direita e cruzou na medida para Nando. O atacante se livrou da marcação e cabeceou muito perto. Mas aos 26 minutos ele não desperdiçou. Jones recebeu lançamento pela esquerda, entrou na área e cruzou rasteiro. Nando apareceu por trás da zaga e tocou para a rede, marcado o quarto do Alvinegro e o seu 15º na competição, artilheiro isolado do Estadual. ABC 4 a 0.

O Time Rubro ainda perdeu o lateral Cazumba, que agrediu Echeverría com uma cotovelada e foi expulso. Com um a mais em campo, o Clube do Povo passou a tocar a bola, enquanto o adversário apenas se defendia e tentava de todas as formas diminuir. Cascata teve perto duas vezes. Aos 32 minutos, o meia americano chutou de fora da área e a bola explodiu no travessão. Já no final, aos 44 minutos, ele avançou pela esquerda, entrou na área e tentou na saída e Vaná, que fechou o ângulo e fez a defesa. Depois disso, o árbitro apitou o fim de jogo: ABC 4, América 0.

Confira a ficha técnica da partida:

 

Ficha Técnica

ABC 4 x 0 América/RN
Campeonato Estadual 2016 – Final
Data: 07/05/2016 (Sábado)
Local: Estádio Frasqueirão
Público: 13.333 torcedores
Renda: R$ 249.634,00

Arbitragem:
Árbitro: Heber Roberto Lopes (FIFA-SC)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Neuza Inês Back (SC)
4º árbitro: Zandick Gondim Alves Junior

ABC: Vaná, Filipi Sousa, Gabriel, Márcio Passos e Alex Ruan, Zaquel (Jardel), Erivélton (Leozinho), Echeverría e Lúcio Flávio, Nando e Jones. Técnico: Geninho

América/RN: Pantera, Gabriel (Pedro Ivo), Flávio Boaventura, Gustavo e Cazumba, Bruno Renan, Felipe Macena e Cascata, Alan (Mateus, depois Bruninho), Thiago Potiguar e Luiz Eduardo. Técnico: Moura

Gols:
ABC: Echeverría (5 minutos do 1º tempo), Jones (23 minutos do 1º tempo) e Nando (35 minutos do 1º tempo – pênalti e 26 minutos do 2º tempo)
América/RN: –

Cartões:
ABC: Jones, Zaquel e Lúcio Flávio (amarelo)
América/RN: Luiz Eduardo e Thiago Potiguar (amarelo) e Cazumba (vermelho)