Mais Querido derrota o Globo no Barrettão e começa bem a disputa do título estadual

O Mais Querido começou bem a luta pela conquista do bicampeonato estadual e do seu 54º título potiguar. A primeira partida da final do campeonato foi realizada na noite deste sábado (22), no estádio Barrettão, na cidade de Ceará-Mirim (RN), e o ABC com uma boa apresentação venceu o Globo pelo placar de 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo meia Echeverría.

Foto: Andrei Torres/ABC FC

Com o triunfo, o Clube do Povo leva uma vantagem para o segundo e decisivo jogo. O compromisso final está marcado para a segunda-feira, 1º de maio, às 17h, no estádio Frasqueirão, e o Alvinegro joga pelo empate para ficar com o título.

 

O jogo

A partida começou com os dois times se estudando e sem arriscar muito. A primeira boa chegada foi do Mais Querido e só veio aos 8 minutos. Gegê cobrou falta na área, Anderson Pedra tentou de cabeça e mandou para fora. O Globo chegou aos 14 minutos com Pablo Oliveira, que pegou um rebote e chutou forte para a defesa de Edson. Cinco minutos depois, Renatinho Carioca tentou um chute cruzado e mandou à direita da trave.

O confronto ficou bastante disputado no meio de campo e as duas equipes não conseguiam criar boas oportunidades. Os donos da casa voltaram a chegar apenas aos 39 minutos. Renatinho cruzou na área, Negretti cabeceou e Edson agarrou. A melhor chance da primeira etapa foi do Clube do Povo. Aos 42 minutos, Echeverría bateu forte de fora da área, a bola quicou no gramado, Rafael deu um leve desvio e a bola foi na trave. Foi o último grande lance do primeiro tempo.

Foto: Andrei Torres/ABC FC

Na volta do intervalo, o Globo retornou com Gláucio no lugar de Luizão. Logo no começo, o atacante já foi mostrando serviço e chutou forte da entrada da área, mas por cima da trave de Edson. A resposta abecedista veio aos 3 minutos. Cobrança de falta na área, a bola sobrou para Arêz, que bateu forte à esquerda da trave de Rafael. No minuto seguinte saiu o gol Alvinegro. Erivélton deu ótimo lançamento para Echeverría, o paraguaio entrou na área, driblou Rafael e tocou para a rede. ABC 1 a 0.

O gol animou o ABC, que passou a buscar o segundo. Aos 7 minutos, Nando chutou para fora. Quatro minutos depois, Echeverría bateu forte e obrigou Rafael a fazer boa defesa. O Mais Querido desperdiçou boa chance aos 19 minutos. Erivélton cruzou pela esquerda, Eche ajeitou de cabeça e Nando cabeceou muito perto.

Os donos da casa chegaram com perigo aos 24 minutos. Renatinho Potiguar tabelou com Gláucio e mandou o chute na rede pelo lado de fora. No minuto seguinte, outra grande oportunidade abecedista. Gegê fez ótimo lançamento no meio da zaga, Guedes apareceu e tentou no canto. A bola passou muito perto. Cinco minutos depois, Romarinho arriscou o chute e mandou por cima da trave. Aos 33 minutos, Renatinho Carioca cobrou falta e Edson fez ótima defesa.

Foto: Andrei Torres/ABC FC

Outra boa chegada do Clube do Povo aos 38 minutos. Erivélton bateu da entrada da área, a bola desviou e foi na rede pelo lado de fora. A partida cresceu em emoção nos minutos finais. Aos 42, Cleiton cobrou falta e Rafael espalmou. Dois minutos depois, nova cobrança de falta de Cleiton, Rafael espalmou. No rebote, Gegê bateu no canto e o goleiro jogou para escanteio. A cobrança do tiro de canto foi feita, Oswaldo subiu e cabeceou firme. A bola explodiu no travessão.

O Globo chegou com perigo aos 45 minutos. Gláucio recebeu pela direita, invadiu a área e chutou forte. Edson se esticou e espalmou para escanteio. No minuto seguinte, o Alvinegro chegou a fazer o segundo com Dalberto, mas a arbitragem assinalou impedimento e anulou o lance. As duas equipes ainda tentaram nos acréscimos, mas o placar permaneceu inalterado. Fim de jogo: Globo 0, ABC 1.

Confira a ficha técnica do jogo:

 

Ficha Técnica

Globo 0 x 1 ABC
Campeonato Potiguar 2017 – Final / 1º Jogo
Data: 22/04/2017 (Sábado)
Local: Estádio Barrettão – Ceará-Mirim (RN)
Público: 2.259 torcedores
Renda: R$ 36.740,00

Arbitragem:
Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo
Assistentes: Francisco Jailson F. da Silva e Luis Carlos de França Costa
4º árbitro: Leonilson F. Trigueiro Filho

Globo: Rafael, Ângelo (Geovane), Negretti, Jamerson e Renatinho Carioca, Leomir, Pablo Oliveira (Renatinho Potiguar), Bismarck e Tiago Lima, Luizão (Gláucio) e Romarinho. Técnico: Luizinho Lopes

ABC: Edson, Arêz, Oswaldo, Cleiton e Marquinhos, Anderson Pedra (Jardel), Felipe Guedes, Erivélton, Echeverría (Dalberto) e Gegê, Nando (Caio Mancha). Técnico: Geninho

Gols:
Globo: –
ABC: Echeverría (4 minutos do 2º tempo)

Cartões:
Globo: Renatinho Potiguar (amarelo)
ABC: Caio Mancha (amarelo)