É campeão! ABC vence novamente o Potiguar e fica com o título do returno

O Mais Querido é o grande campeão do segundo turno do Campeonato Potiguar 2017. Depois de uma vitória por 4 a 0 no primeiro jogo da final, o ABC voltou a enfrentar o Potiguar de Mossoró nesta quarta-feira (19), na Arena das Dunas, na segunda e decisiva partida da decisão, e conquistou mais um triunfo, desta vez, pelo placar de 2 a 1.

Os gols da vitória do Clube do Povo foram marcados pelo atacante Nando, enquanto Luan descontou para o time mossoroense. Além da conquista da vaga para a final do campeonato, contra o Globo, campeão do primeiro turno, o Alvinegro garante as vagas para a Copa do Brasil e Copa do Nordeste em 2018.

A primeira partida decisiva contra o Globo está marcada para o próximo sábado (22), às 19h30, no estádio Barrettão, na cidade de Ceará-Mirim (RN). O segundo confronto da final acontecerá no dia 1º de maio, às 17h, no estádio Frasqueirão.

 

O jogo

A partida começou equilibrada. Precisando reverter o placar adverso do primeiro jogo, o Potiguar esboçava querer tomar a iniciativa do jogo, mas sem conseguir levar perigo ao gol abecedista. Tranquilo com a vantagem construída, o ABC tocava a bola e aos poucos foi chegando e criando oportunidades. A primeira chance veio aos 5 minutos. Gegê tabelou com Nando e tentou colocado da entrada da área, mandando à direita da trave.

O Mais Querido voltou a chegar aos 25 minutos. Depois de cobrança de escanteio pela esquerda, Jardel cabeceou para o meio da área e Nando quase completou para a rede. Erivélton e Levy tentaram em chutes de fora da área, mas a melhor chance abecedista no primeiro tempo veio aos 34 minutos. Cobrança de escanteio pela direita, Oswaldo subiu no meio e cabeceou muito perto, assustando o goleiro Rafael Dida. A primeira boa oportunidade do time mossoroense só veio aos 44 minutos. Du Paraíba chutou forte da entrada da área e obrigou Belliato a fazer boa defesa.

Depois de um primeiro tempo morno, as duas equipes voltaram com posturas diferentes para o segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Robert tentou de primeira e Belliato defendeu no canto. A resposta do Clube do Povo veio dois minutos depois e foi eficiente. Nando recebeu lançamento, ganhou da zaga, tirou do goleiro Rafael Dida e tocou para a rede. ABC 1 a 0.

Aos 13 minutos, o lateral-esquerdo Luiz Felipe fez jogada pela esquerda, tabelou com Erivélton e chutou forte. Rafael Dida jogou para escanteio. Dois minutos depois, o Potiguar desperdiçou boa chance. Após bate-rebate na entrada da área, a bola sobrou para Du Paraíba, que tentou no canto, mas Belliato salvou o ABC. Aos 20, o mesmo Du Paraíba recebeu pela esquerda e chutou rasteiro, cruzado. Tiago Sala tentou o corte e a bola foi na trave.

O susto acordou o Alvinegro, que aos 25 minutos marcou o segundo gol. Dalberto tabelou com Nando, invadiu a área e tentou na saída do goleiro, que espalmou. No rebote, Nando bateu forte e mandou para a rede. ABC 2 a 0.

Com 2 a 0 no placar, o Mais Querido passou a tocar a bola e o Potiguar partiu em busca de diminuir o prejuízo. Aos 28 minutos, depois de cobrança de escanteio, Ju cabeceou no primeiro pau e mandou na rede pelo lado de fora. Pouco depois, aos 31, Robert chutou de fora da área, Belliato espalmou, na sobra, Ju bateu e Belliato jogou para escanteio.

A equipe mossoroense ainda tentou em chutes com Ju e depois com Glaubinho, mas foi aos 43 minutos que conseguiu diminuir. Luan fez jogada individual pela direita, entrou na área e bateu rasteiro, forte. A bola desviou na defesa e enganou Belliato. Depois do gol, o Potiguar ainda quis buscar o empate, mas o Clube do Povo segurou a vitória e confirmou o título. Fim de jogo: ABC 2, Potiguar 1.

Confira a ficha técnica da partida:

 

Ficha Técnica

ABC 2 x 1 Potiguar
Campeonato Potiguar 2017 – 2º Turno / Final – 2º Jogo
Data: 19/04/2017 (Quarta-feira)
Local: Arena das Dunas
Público: 1.593 torcedores
Renda: R$ 37.414,00

Arbitragem:
Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior
Assistentes: Francisco de Assis da Hora e George Ítalo Antas Nogueira
4º árbitro: Diego Neylton de Medeiros

ABC: Júnior Belliato, Levy, Oswaldo, Tiago Sala e Luiz Felipe, Jardel, Márcio Passos (Jhonata), Erivélton, Echeverría e Gegê (Dalberto), Nando (Caio Mancha). Técnico: Geninho

Potiguar: Rafael Dida, Glaubinho, Lucas, Joseph e Ciel, Sidney, Batata, Du Paraíba (Ju) e Márcio Tarrafas (Luan), Robert e Hugo (Giovanni). Técnico: Pedrinho Albuquerque

Gols:
ABC: Nando (3 minutos e 25 minutos do 2º tempo)
Potiguar: Luan (43 minutos do 2º tempo)

Cartões:
ABC: Tiago Sala (amarelo)
Potiguar: Robert e Joseph (amarelo)