Os trabalhos de pré-temporada foram retomados na manhã desta terça-feira (4), no CT Alberi Ferreira de Matos. Os atletas seguiram para o CTFIS-ABC José Prudêncio Sobrinho e realizaram uma atividade com o Departamento de Fisioterapia, uma avaliação funcional.
A movimentação foi comandada pelos fisioterapeutas Júlio Vasquez e Pedro Cardoso e serve para observar se os atletas estão com alguma limitação nas articulações, limitação da amplitude de movimento ou se apresentam algum grupo muscular com déficit de força.
“Essa avalição vai nos mostrar se os atletas estão realizando algumas compensações de movimento. Se eles estão jogando mais peso em apenas uma perna no agachamento, se em um salto eles ficam com o joelho esticado, então vai servir para ver as limitações que eles apresentam e que não está permitindo que façam um movimento mais adequado. Veremos as limitações das articulações e fraquezas dos músculos, com movimentos mais funcionais, que chegam mais próximo da realidade do esporte. Com a avaliação, aqueles que apresentarem algum risco e movimentos incorretos, estaremos criando um plano de intervenção, e os demais receberão um plano de prevenção, tudo para que eles desempenhem o trabalho ideal e minimizem o risco de lesões”, explicou Pedro Cardoso.
Agora, o Departamento de Fisioterapia passará o resultado e os planos de intervenção e prevenção para o Departamento de Preparação Física e Fisiologia, que aplicará os treinos necessários e específicos para cada jogador.