Com Frasqueirão lotado, Mais Querido derrota o Botafogo/SP e garante o acesso à Série B

Demorou apenas um ano a passagem do Mais Querido pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Rebaixado na temporada passada, o ABC fez uma grande campanha na atual edição da competição e nesta sexta-feira (7), com o estádio Frasqueirão lotado, garantiu o acesso de volta à Série B.

acesso
Foto: Frankie Marcone / ABC F.C.

Depois de um empate em 0 a 0 no primeiro jogo da fase de quartas de final, contra o Botafogo/SP, em Ribeirão Preto (SP), o Clube do Povo precisava de uma vitória dentro de casa diante dos paulistas, e com o apoio de quase 15 mil abecedistas, ela veio. O gol do triunfo abecedista foi marcado pelo meia Erivélton, aos 9 minutos do segundo tempo.

Com o acesso garantido, o Alvinegro agora passa a brigar pelo bicampeonato da Série C. O Mais Querido aguarda a definição do seu adversário na fase semifinal, que sairá do confronto entre Guarani/SP e ASA/AL.

 

O jogo

A partida começou truncada e com as duas equipes se estudando, sem arriscar muito. Precisando do resultado e jogando diante de sua torcida, o ABC aos poucos foi chegando ao gol de Neneca. Jones tentou aos 6 minutos, mas o chute saiu por cima da trave. Aos 15 minutos, depois de uma saída errada do goleiro paulista, Lúcio Flávio tentou por cobertura, mas a bola cruzou toda a área e saiu.

O Botafogo/SP claramente se defendia e tentava sair nos contra-ataques, mas esbarrava na forte e precisa marcação abecedista. O Mais Querido voltou a chegar com perigo aos 28 minutos. Depois de chute de Nando e rebatida da zaga adversária, Cleiton pegou a sobra e bateu forte por cima da trave. No último lance de perigo do primeiro tempo, o Alvinegro chegou a marcar com Erivélton, mas a arbitragem assinalou impedimento e anulou o gol. Ao término da primeira etapa, uma pequena confusão acabou ocasionando as expulsões do atacante Nando e do zagueiro Filipe, do Botafogo/SP.

jogo
Foto: Frankie Marcone / ABC F.C.

Na volta do intervalo, o Clube do Povo voltou partindo para cima e não demorou para abrir o placar. Logo aos 9 minutos, Gustavo Bastos roubou a bola no meio e deu belo lançamento para Erivélton. O meia aproveitou vacilo da zaga, ajeitou de cabeça e tocou na saída de Neneca. ABC 1 a 0 e festa da Frasqueira.

Atrás no marcador e precisando do empate para ficar com a classificação, os visitantes se lançaram ao ataque. Aos 14 minutos, Serginho recebeu na esquerda, fintou para o meio e chutou rasteiro, no canto. Edson espalmou para escanteio. Três minutos depois, o goleiro abecedista voltou a salvar o ABC. Depois de uma saída de bola equivocada, Tiago Marques recebeu o lançamento na área e bateu forte. Edson se esticou e epalmou. Na sobra, Filipi Sousa afastou o perigo.

O Mais Querido voltou a chegar com perigo aos 31 minutos. Em descida rápida pela esquerda, Erivélton rolou para Echeverría, que havia entrado no lugar de Lúcio Flávio, e o paraguaio bateu colocado. Neneca se esticou para defender. Eche também tentou em cobrança de falta, aos 39 minutos, mas mandou por cima.

erivelton2
Erivélton comemora o gol que garantiu o acesso do Mais Querido. Foto: Frankie Marcone / ABC F.C.

A equipe paulista partiu para o tudo ou nada. Diego Pituca tentou em chute da entrada da área, mas Edson defendeu. Isac foi outro de tentou surpreender o goleiro alvinegro, que voltou a fazer boa defesa aos 42 minutos. Depois desse lance, o atacante Isac acabou agredindo o meia Echeverría e foi expulso de campo.

Com um a mais em campo, o Clube do Povo ainda teve uma boa chance nos acréscimos. Aos 48 minutos, depois de chute da zaga de Gabriel, que substituiu o lateral Filipi Sousa, o atacante Caio Mancha, que entrou no lugar do volante Anderson Pedra, ganhou do defensor, invadiu a área e bateu prensado. A bola quicou no gramado e Neneca se esticou para espalmar. Depois desse lance foi só esperar o apito final e comemorar o acesso. Fim de jogo: ABC 1, Botafogo/SP 0.

Confira a ficha técnica da partida:

 

Ficha Técnica

ABC 1 x 0 Botafogo/SP
Brasileiro Série C – Quartas de final / 2º Jogo
Data: 07/10/2016 (Sexta-feira)
Local: Estádio Frasqueirão
Público: 14.974 torcedores
Renda: R$ 383.376,00

Arbitragem:
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Neuza Inês Back (SC) e Alex dos Santos (SC)
4º árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN)

ABC: Edson, Filipi Sousa (Gabriel), Gustavo Bastos, Cleiton e Márcio Passos, Anderson Pedra (Caio Mancha), Felipe Guedes, Erivélton e Lúcio Flávio (Echeverría), Nando e Jones. Técnico: Geninho

Botafogo/SP: Neneca, Daniel Borges, Filipe, Matheus Mancini e Diego Pituca, Rodrigo Thiesen (Mirita), Derli (Diogo Campos), Guly e Zotti, Tiago Marques (Isac) e Serginho. Técnico: Márcio Fernandes

Gols:
ABC: Erivélton (9 minutos do 2º tempo)
Botafogo/SP: –

Cartões:
ABC: Anderson Pedra, Filipi Sousa e Caio Mancha (amarelo) e Nando (vermelho)
Botafogo/SP: Guly, Serginho e Isac (amarelo) e Filipe e Isac (vermelho)